23.8.08

Caricaturas que eu fiz: Torquato Neto


Eu, brasileiro, confesso
Minha culpa, meu pecado
Meu sonho desesperado
Meu bem guardado segredo
Minha aflição...
O poeta desfolha a bandeira e a manhã tropical se inicia.... Torquato Neto, poeta maior brasileiro, mito, fruto estranho do Tropicalismo, no meio das bananas ao vento, mal-estar da nossa incivilização, figura trágica, dor da brasil-idade.
Só para se ter idéia de sua importância, as músicas principais do surto tropicalista tiveram sua participação:
Louvação (Gilberto Gil - Torquato Neto) , Pra dizer adeus (Edu Lobo - Torquato Neto), A rua (Gilberto Gil - Torquato Neto, Vento de maio , (Gilberto Gil - Torquato Neto), Zabelê (Gilberto Gil - Torquato Neto, Marginália II (Gilberto Gil - Torquato Neto), Geléia geral (Gilberto Gil - Torquato Neto), Ai de mim Copacabana (Caetano Veloso - Torquato Neto), Mamãe coragem (Caetano Veloso - Torquato Neto), Deus vos salve a casa santa (Caetano Veloso - Torquato Neto), Let's play that (Jards Macalé - Torquato Neto), Três da madrugada (Carlos Pinto - Torquato Neto)
Temos da sua obra os livros "Últimos dias de Paupéria" e "Torquato Neto - Torquatália", este último publicado pela Rocco em 2004.

4 comentários:

ze disse...

"miserere nobis, ora, ora pro nobis (bis)" é melodia primeira.

LIBERATI disse...

Torquato incomoda o coro dos contentes. Poeta difícil. De alguma forma não é muito lembrado. Falando nisso saiu uma biografia dele, o título é "Prá mim chega" pela editora Casa Amarela (234 páginas).
grande abraço

RUI DE CARVALHO disse...

Liberati, seu trabalho é muito bom mesmo! De um requinte delicioso. Vou colocar o endereço do seu Blog no perfil do meu orkut. Abraços! Rui de Carvalho - Compositor

LIBERATI disse...

Gentileza e generosidade sua grande Rui, o nosso poeta e chansonier (é assim que se escreve?). Tá fazendo o maior sucesso cantando a obra de Noel. E agora soube que está retrabalhando "Enfieira", parabéns!
Abração