5.9.09

Inimigos do Batente neste domingo no Trapiche da Gamboa





Recebi da Livraria Folha Seca a seguinte dica cultural que segue abaixo:
DICA CULTURAL
 
INIMIGOS DO BATENTE
no TRAPICHE GAMBOA
 

6 de setembro de 2009
DOMINGO, a partir das 20h
 
couvert: R$ 16,00
 
Grupo que há quase dez anos comanda a excelente roda do bar
Ó do Borogodó, em São Paulo.
 
INIMIGOS DO BATENTE
Railídia (voz), Fernando Szegeri (voz e ganzá), Paulinho Timor (percussão), Cebolinha (repique de anel), Julio Vellozo, Kico Nogueira (cavaquinho), Koka (voz e surdo), Cabelinho (pandeiro). Participação especial: Lipi Canindé (7 cordas).
 
 
TRAPICHE GAMBOA
rua Sacadura Cabral, 155
reservas: (21) 2516.0868
 
 
Venha curtir boa música numa das melhores casas de samba da cidade
LIVRO
 
OS MÚSICOS NEGROS
Escravos da Real Fazenda de Santa Cruz no Rio de Janeiro (1808-1832)
 
de Antônio Carlos dos Santos

ANNABLUME | 2009 | R$ 38,00
Brochura | 14 x 21 cm | 206 páginas
 
Quantos compêndios sobre os grandes nomes da música brasileira foram produzidos em nossa bibliografia? Já perdemos a conta. Mas se pensarmos nas camadas menos favorecidas da população, esse número cai bastante. Se excluírmos Tinhorão e Ary Vasconcelos da lista, então, quase não sobra ninguém. Daí a importância desse livro, que trata do universo dos escravos da Real Fazenda de Santa Cruz. Só por isso ele já valeria à pena, mas há outros atrativos. Você não pode perder!
 
No dia 2 de dezembro de 1809, na rua do Piolho, atual Carioca, nascia Francisco de Paula Brito, brasileiro que rompeu o monopólio dos europeus na impressão e comercialização de livros no Rio de Janeiro. Poeta, tipógrafo, editor, tradutor, jornalista, compositor, seria difícil listar todas atividades desse que foi o iniciador do movimento editorial entre nós. Mas mais importante que tudo foi o espaço de socialização criado por ele em sua livraria no antigo Largo do Rossio, hoje Praça Tiradentes. Nesse 2009, que é o ano Paula Brito na Folha Seca, falaremos muito sobre a vida desse grande brasileiro. Aguardem!
 
NR: a caricatura que ilustra este post é do mestre Cássio Loredano
 

Nenhum comentário: