2.10.09

Dica do Gerdal : Eliane Faria canta a música de Paulinho da Viola, hoje e amanhã, na Tijuca, comemorando aniversário de carreira


Primogênita de Paulinho da Viola, a cantora Eliane Faria dá o ar da sua graça nesta sexta e neste sábado, 2 e 3 de outubro, em shows no Centro Municipal de Referência da Música Carioca, na Tijuca, ambos às 19h ("flyer" acima). Do grupo vocal de nome curioso, Amassando a Camisola, no comecinho da carreira, até agora, são 15 anos de simpática e atraente defesa da nossa música popular, em particular do samba mais identificado com a tradição. De Anescarzinho, seu tio salgueirense, em parceria com Célio Khouri, gravou "Amor Poente", em 2002, para uma coletânea, "Conexão Carioca 3", produzida pelo poeta Euclides Amaral, um belo samba, embora pouco conhecido, mas gostoso aperitivo para o seu único CD integral como intérprete, "Alma Feminina", lançado no ano seguinte, no qual, em gravação ao vivo realizada em bar de Sampa, homenageou grandes cantoras do nosso estrelato, como Elizeth Cardoso, Ademilde Fonseca, Dona Ivone Lara e Odete Amaral. Ouvir Eliane é, em síntese, tomar contato com uma exteriorização "pra dentro", sincera e graciosa, sem rigor técnico, do samba na sua face mais lírica ou lamentosa (como em "Arvoredo", de Paulinho da Viola, com quem faz dobradinha na bela gravação disponível no "myspace" dela) e, em contraponto, com uma inflexão acalorada, típica da folia de bloco, naturalmente absorvida no seu canto, na face do samba mais alegre ou até mesmo dionisíaca a que ela também dá voz.
        Homenageado no carnaval deste ano pela União de Jacarepaguá com o enredo "A Toda Hora Rola um História", Paulinho da Viola deverá ser a espinha dorsal do roteiro nessas duas apresentações de Eliane, uma filha do samba de fato e de direito - está na disputa do samba-enredo da Portela para 2010 e, em recentes carnavais, sustentou no gogó de apoio, junto ao carro de som, desfiles na Sapucaí da Paraíso do Tuiuti. Tais shows representam boas oportunidades de, na voz dela, o coração se deixar levar pelo rio de inspiração paterna que passou em nossas vidas e marcou, sem brevidade, a história da MPB. Também por aquilo que, em Paulinho da Viola, hoje é pouco recordado, como essa outra joia do seu relicário autoral, "Nada de Novo": "Papéis sem conta sobre a minha mesa/o vento espalha as cinzas que deixei/em forma de poemas antigos, relidos/perdido, enfim, confesso até chorei.../mas a tristeza é tão grande no meu peito/não sei pra que a gente fica desse jeito."
        Um bom dia a todos. Muito grato pela atenção à dica.
 

5 comentários:

Maysa disse...

Querido Lib

Aqui, tem sempre notícia boa! Viva o Liberatinews que pode ser apelidado de LIBERATIGOODNEWS!

ELIANE é cantora de voz melodiosa, intérprete cativante e intimista. Ouvi-la cantar sempre suaviza as mágoas, tristezas...Sublinha o que há de mais saboroso na música popular brasileira, nossa ALMA.
Desconfio que não por acaso sua Produção é ALMA FEMININA.
Isso, ELIANE canta com a doce alma que tem! Sei o que digo, pois a conheço desde menina.É uma dedicada guerreira. Ama o que faz!

O samba NADA DE NOVO, já disse no Ninho, é o meu preferido, entre tantas jóias de seu pai Paulinho da Viola. Também era o preferido de seu avô , o querido violonista Cesar Faria.

Sugestão : Ouçam a moça ela é diferente e garanto vão gostar!!!
Um beijo

Maysa

LIBERATI disse...

Querida Maysa, que bom que Eliane continua a história bonita de seu avô e seu pai. Sou fã de carteirinha de Paulinho da Viola.
bjs
Bruno

TS disse...

"..."Papéis sem conta sobre a minha mesa/o vento espalha as cinzas que deixei/em forma de poemas antigos, relidos/..." - situação caótica e poética comum aos artistas!

notinha: desculpe meu linguajar "de trapo" de minha última msg, eu estava de fato (e com razão) nas tarrascas; mandei outro mais simpático.
E pra amanhã, adianto:
PARABÉNS PRA VOCÊÊÊÊ...
Beijins barreados.

LIBERATI disse...

Querida Tinê, não espalha, hoje já estou 6.0 , motor ainda original, sem nenhuma safena.
Obrigadão e bjs procê,

Anônimo disse...

parabens pelo blog...
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS