9.4.11

Macunaíma - (ilustrações)


Este desenho faz parte do livro "Astronomia do Macunaíma" que Ronaldo Rogério de Freitas Mourão publicou. Eu tive o prazer e a honra de ilustrar.
NR: O livro foi para as estantes das livrarias em 1984.
Li recentemente, pela quinta vez com imenso prazer o livro de Mário de Andrade, apesar de ser leitura obrigatória para acompanhar um curso muito rico que tem como tema a questão do "Esgotamento do Modernismo". É uma viagem pelo pensamento que procura saber que bicho deu no Modernismo - de 1922 até o ano de 1980 -, mais ou menos quando o "espírito de porco modernista" dá seu último suspiro. Interessante, como em cada leitura você descobre um mundo novo no mesmo livro. Recordei, por alguma razão oculta, daquele aquele personagem de Borges, o teimoso Pierre Menard, que entrou numas de escrever o Quixote tal qual Cervantes havia escrito. Notem beem, ele não queria reescrever o texto do Quixote, não queria fazer uma cópia, ele queria "escrever" linha por linha o livro que o espanhol nos deu de presente, antecipando o que seria romance moderno. Caramba, acho que escorreguei na maionese!

2 comentários:

ze disse...

comentário ainda que tardio : a ilustra mostra o guarani o sujeito que sai do mato da folha verde um fauno americano com alma vegetal e seiva de linfa. a copa d'África foi ganha com um gol zumbi - o espanhol que fez o gol decisivo tirou a roupa e mostrou a camisa branca homenagem ao companheiro morto recente, o morto vivo fez gol. felicidades

LIBERATI disse...

Salve Ze, nunca tarde, pois é a Mata de onde surge o herói da nossa gente que veio para contar sua história, num país misturado de gentes e tempos - tudo inventado pelo gênio de um Mário.
grande abraço